18 de abril de 2022

Surian Brandi

Jovens não têm interesse em metaverso. A ideia pode fracassar?

Pesquisa mostra que adolescentes americanos não “pilham” com essa tecnologia

O termo “futuro da nação” é mais do que um clichê barato de políticos. Um país não é a única coisa dependente de seus jovens, mas empresas também precisam deles para não falirem e dar sequência aos seus projetos. Um exemplo disso é a guinada para as redes sociais que a Fórmula 1 tomou nos últimos anos, visando justamente um público adolescente. E a onda de metaverso também precisa de
adolescentes para viver (e nascer).

 

Gen Z americana não liga para o metaverso

Uma pesquisa realizada pela empresa Piper Sandler nos Estados Unidos, onde foram entrevistados 7.100 adolescentes, mostrou que 48% dos jovens americanos estão completamente desinteressados ou não tem certeza se tem interesse no metaverso. Somente 9% do público estão interessados na tecnologia. 18% tem um interesse moderado e podem comprar óculos VR. Já 25% tem interesse mas não querem comprar o dispositivo. E essa parte de hardware para “aproveitar” o metaverso também foi analisada.

Somente 26% dos adolescentes entrevistados possuem dispositivos VR. Desses jovens, apenas 5% usam o VR diariamente e 17% usam semanalmente. Com pouco interesse da geração cringe Z, as chances sucesso do metaverso de diversas empresas (e são muitas embarcando nessa jogada) podem estar comprometidas. E para muitos adultos, o metaverso também não tem muito apelo. Second Life existe há anos.

heineken verso chamada

Heineken tirou sarro de onda metaverso.

A Heineken Silver é uma cerveja virtual feita com os “pixels mais frescos”. A empresa acrescenta: nada de malte, lúpulo, levedura, água ou… cerveja, claro. Localizada no metaverso Decentraland, a… “cervejaria” e estande de anúncio da Heineken não tem nada além de um espaço para o seu avatar tirar uma captura de tela com a hahstag “awesome heineken marketing stunt”. Na tradução livre para o português, “jogada de marketing sensacional da Heineken”. Que é isso que é a Heineken Silver.

O espaço também tem uma apresentação sobre a campanha. No mais, o CEO da cervejaria (do mundo real) aproveita para dar uma zoada nos metaversos. Bram Westenbrink, o diretor global da marca, disse no comunicado à imprensa que a Heineken Silver é uma “piada irônica”. “É uma ideia consciente que faz graça conosco e várias outras marcas que estão pulando no metaverso com produtos que são melhor aproveitados na vida real”, completa Westenbrink.

 

Comentários

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários